A Escrita Alfabética dos Fenícios

28-05-2012 20:21
  • A Fenícia fica situada no Mediterrâneo Oriental e é constituída por pequenas planícies, apertadas entre o mar e os montes do Líbano.

 

  • As características geográficas da Fenícia favoreceram a formação de cidades-estado, das quais se destacam Biblos, Sídon e Tiro.

 

  • Os Fenícios fundaram colónias como Cartago no Norte de África, feitorias e obtiveram concessões. A prosperidade Fenícia deu-se entre os séculos XII e VIII a.C.

 

  • A escrita alfabética foi inventada pelos fenícios, cerca de 1200 anos a.C., porque, para facilitar o comércio, era necessário uma escrita simples e rápida que favorecesse as operações comerciais.

 

  


Os Fenícios, tal como outros povos que viviam do comércio, necessitavam, para as suas inúmeras transacções, de uma escrita simples e acessível. Em Biblos, inventou-se um alfabeto de 22 letras ou sinais (só consoantes), desenhados com uma grafia original. Surgiu, assim, uma nova escrita de tipo fonético, em que cada sinal não representava já uma ideia ou um objecto como na escrita hieroglífica do Egipto, mas um som. Posteriormente, os Gregos transformaram algumas das consoantes fenícias em vogais. Acrescentaram novos caracteres e escreveram da esquerda para a direita (a escrita fenícia fazia-se dadireita para a esquerda). Formaram, assim, um alfabeto mais com­pleto, que os Romanos, por sua vez, adaptaram e que nós ainda hoje utilizamos.