Como apresentar um trabalho em "PowerPoint"

19-03-2012 23:07

 

     As novas tecnologias são cada vez mais necessárias para a realização de trabalhos para todas as disciplinas. O "PowerPoint" possui a vantagem de ter  uma "linguagem" acessível, atraente e permite que o trabalho seja exibido para um maior número de pessoas. Todavia, convém não esquecer que, se queremos captar atenção de quem vai ver, é preferível apresentar poucos diapositivos, mas com qualidade, do que muitos email estruturados.

     Com a ajuda desta lista de verificação, avalia a qualidade do aspecto formal dos trabalhos que já realizaste, ou que irás realizar, recorrendo ao "PowerPoint".

Aspectos a considerar Descrição

Sim

Não

Contraste Utilizaste texto claro num fundo semi-escuro? (É importante que o faças porque o olhar do espectador é atraído pela luz)    
Fundo Trabalhaste com um único fundo durante toda a apresentação? (Se o fizeres dás uniformidade ao teu trabalho e distrais menos o espectador)    
Tipo de letra e tamanho Utilizaste um tipo de letra e de tamanho adequados? (Os caracteres devem ser simples e tamanho nunca inferior a 14; colocar todo o texto em maiúsculas torna a leitura difícil)    
Informação por diapositivo Colocaste muita informação num único diapositivo? (Não deves colocar muita informação num diapositivo, pois pode causar confusão e distracção)    
Escrita

O teu texto contém erros de português?

A tua escrita é concisa, ou seja, usaste tópicos? (Este procedimento ajuda a que o leitor retenha os aspectos essenciais)

Utilizaste marcas para tornar a leitura mais organizada e simples?

   
Equilíbrio Fizeste a justificação de marcas e numerações à esquerda? ( este procedimento facilita o seguimento do texto e deixa espaço livre para inserir objectos; centrar gráficos, por outro lado, deixa pouco espaço para os textos)    
Conteúdo científico

O texto que realizaste é um resumo feito por ti? (ou uma cópia do que consultaste?)

O teu trabalho apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão?

   
Bibliografia e/ou "Webibliografia" Indicaste correctamente a bibliografia e/ou "webibliografia" que consultaste? (tens que seguir as regras de apresentação das mesmas)